Configuração de plotagem – Hachuras
Tipos de hachuras
As hachuras podem ser desenhadas de maneiras diferentes no TQS, onde basicamente temos três tipos:
– Hachura padrão
– Hachura automática
– Preenchimento sólido
Não nos podemos nos esquecer de que a plotagem no TQS depende basicamente do nível em que a entidade (linha, texto, hachura, etc.) está inserida, o nível indica com qual pena o elemento será plotado.
Se, por exemplo definirmos na tabela de plotagem de formas que o nível 7 estará ligado à pena 0,1 preta, então tudo que for desenhado no nível 7 será desenhado com a pena 0,1 preta – a menos que você definir uma hachura automática.
Esta é uma das razões das quais as hachuras têm um artigo em separado.
Hachuras padrão
Há uma opção de se desenhar hachuras que funciona igualmente como outros editores gráficos. Você escolhe o padrão (pattern) da hachura e depois define a região que deve ser preenchida com este padrão. Toda a região será preenchida automaticamente com este padrão, inclusive este preenchimento “se torna” um bloco de desenho e pode ser apagado ou editado.
Os elementos deste padrão são plotados com a pena especificada no nível onde a hachura foi cria da. No nosso exemplo citado anteriormente, se desenharmos a hachura no nível 7, o padrão será desenhado com a pena 0,1.
Para fazer esta hachura, precisamos definir o nível corrente para a plotagem sair com a pena correta e utilizar o comando de hachuramento que é acessado pela aba “Desenhar” e comando “Hachura” / “Hachura”

Neste comando temos basicamente dois tipos de hachuras:
– Linhas espaçadas: com controles de ângulo e espaçamento.
– Complexa: temos várias opções de hachuras e é possível controlarmos o ângulo e a escala da hachura.
A seleção Dinâmica da região a ser preenchida, tenta “adivinhar” qual região deve ser hachurada e “ilumina” esta região. Se não der certo, utilize a opção “por pontos”.
Este tipo de hachura cria um sólido dentro da poligonal que você definir. Funciona analogamente à seleção “por pontos” da hachura padrão.
Obviamente a poligonal será “pintada” com a pena do nível e com 100% da cor (da pena).

Opa! 100% da cor da pena! Então podemos utilizar uma porcentagem da cor da pena para hachurar? Resposta: Sim, com a hachura automática:
Hachura automática
Esta é a hachura “padrão” do TQS que trocando em miúdos, funciona da seguinte maneira: Você faz uma poligonal fechada em um determinado nível e na plotagem a hachura é desenhada, mas no desenho, não é desenhada necessariamente.
A razão deste funcionamento desacoplado do desenho e plotagem vem das origens do TQS e também dos computadores desktops. Nos primórdios os computadores eram lentos e o display da tela, idem. Então para minimizar este problema, a TQS desacoplou a plotagem do desenho, deixando o desenho “mais rápido” na tela, não mostrando, por exemplo, as hachuras e os fontes reais dos textos.
A técnica do hachuramento consiste em fazer uma poligonal fechada em um nível e na tabela de plotagem, definir uma hachura para este nível.

A tabela de plotagem tem uma tabela de hachuramento acoplada a ela, não é como a tabela de penas que é inclusive outro arquivo, mas seu funcionamento é idêntico a tabela de penas.

As Hachuras que podem ser definidas na tabela de hachuras são:
– Hachuras espaçadas
– Hachuras cruzadas
– Hachuras sombreadas
– Hachuras complexas
As hachuras espaçadas e as cruzadas são padrões de linhas como as “Linhas espaçadas” nas hachuras padrão, com o controle de ângulo e espaçamento (em cm plotados) a diferença entre a fixa e com giro é que o ângulo é em relação ao eixo “X” do desenho (fixa) ou em relação ao primeiro segmento da poligonal que define a hachura (com giro).
Temos também o controle de sombreamento que será comentado na hachura sombreada.
As hachuras complexas também têm o funcionamento similar às hachuras padrão, onde temos o controle tipo, ângulo e escala.
Por fim, temos as hachuras sombreadas que merecem um estudo mais detalhado.
As hachuras sombreadas funcionam da mesma maneira que o preenchimento sólido onde fazemos um polígono fechado e a sua área é hachurada. Para as hachuras sombreadas ainda temos mais dois parâmetros que fazem toda a diferença: Penas e Sombreamento.
Como já sabemos, quando fazemos uma linha ou um polígono em um determinado nível, ele será desenhado com a pena indicada no nível. Mas quando neste mesmo nível temos a indicação de uma hachura de preenchimento, a área do polígono é preenchida com a pena indicada no nível

Se tiver comentários ou dúvidas, deixem na área de comentários, ou entrem em contato através do e-mail: herbert@maezano.com.br
Abraços!
herbert
0 Comments