Como funciona o desenho

No início do desenvolvimento dos Sistemas TQS, os desenhos eram compatíveis com o software gráfico dominante na época, o AutoCad, assim como a grande maioria dos softwares gráficos.

A estrutura dos arquivos de desenhos (DWG) era conhecida, documentada e estável, ou seja, não mudava todo ano ou a cada nova versão do programa.

Assim, era possível editar e inclusive plotar os desenhos do TQS no AutoCad, pois o editor gráfico do TQS ainda era muito novo e ainda não havia o gerenciador de plotagem que foi desenvolvido na V6 do TQS.

Os desenhos do TQS, que há muito tempo não são mais compatíveis com os desenhos do AutoCad, contém informações básicas como linhas, arcos, textos, etc. Além destas entidades, há ainda muitos dados adicionais nos arquivos de desenhos tais como fator de escala, sistema, subsistema, multiplicador de comprimentos, etc.

Plotagem do TQS

O esquema de plotagem do TQS está intimamente ligado à estrutura do desenho, que neste caso se configura nos níveis (layers) de desenho.

Estes níveis de desenho são numéricos de 0 (zero) a 255. Os níveis com numeração acima disto, são níveis geralmente alfanuméricos importados de outros editores gráficos que tem a possibilidade de se definir layers alfanuméricos e não são controlados pelo TQS para a plotagem.

Se você quiser controlar as espessuras de linhas do seu desenho, simplesmente desenhe esta linha em um nível pré-estabelecido. O nível é que irá controlar a espessura e o tipo de linha, além de outros elementos de plotagem como hachuras automáticas, fontes e “peso” das linhas.

Como você percebeu, a cor da linha não influi na sua espessura plotada, mas sim em que nível ela está desenhada.

“O TQS não é AutoCad!”

Mas, todo mundo deve estar se perguntando: “mas por que a cor não controla a espessura já que o outro software, líder de mercado, utiliza esta técnica?” A resposta é bem simples, mas deve ser levada muito a sério se você quiser realmente aprender a plotar no TQS. A resposta é uma frase que, é repetida invariavelmente em meus cursos, é a seguinte: “O TQS não é AutoCad!”

Esta frase serve para lembrar que o sistema de plotagem, a edição de desenhos, os atalhos dos comandos, o funcionamento dos comandos é bem distinto de outros softwares de desenho e você deve se concentrar para aprender a utiliza esta nova ferramenta.

Deixando a conversa de lado, vamos ao que interessa: as linhas e textos são desenhados em um nível numérico preestabelecido e só por causa disto, são desenhados com uma mesma pena.

Então devemos ligar um dado nível a uma pena específica, que por acaso está definida na tabela de penas descrita no artigo anterior (clique aqui para acessar). Mas a pregunta que não quer calar é: como faço isto?

Bom, depois de abrir um desenho é só verificar o nível que vai desenhar para que plote na espessura, cor tipo de linha e hachura corretos.

Depois disto, é só alterar o nível atual (F7) e desenhar / escrever o que desejar.

Vamos à prática

Abrir um desenho de formas em branco. No TQS Formas, abra o editor gráfico e crie um desenho novo:

Depois para saber qual pena, fonte, etc. cada nível tem é só abrir a edição dos níveis, consultar qual tem as características que você quer.

Depois troque o nível atual e comece a desenhar.

Mas, como eu configuro para que um nível tenha a minha especificação de penas, hachuras e fontes?

Bom, este é o assunto do próximo artigo!

Se tiver comentários ou dúvidas, deixe na área de comentários.

Abraços!

0 Comments

Deixe um comentário